Lilypie First Birthday tickers

18 de novembro de 2009

Vacina da Gripe A?

Nestes últimos dias o tema central de conversas entre grávidas é a Vacina da Gripe A!

Na última consulta a minha obstetra, que não aprova a vacinação em geral durante a gravidez, disse-me que, na opinião dela, deveria levar esta vacina! A principal razão deve-se ao facto desta gripe ter uma "predilecção" especial por grávidas e às complicações desta gripe neste grupo de risco, já que a probabilidade de haver complicações graves em grávidas é de cerca 10 vezes superior às mulheres não grávidas.

Outra razão é o facto da futura mamã ficar protegida e, em caso de contacto com a gripe A, por um lado não contagiar o recém-nascido e, por outro, estar nas melhores condições para tratar dele... por isso a imunidade no período pós-parto ser tão importante.

Por fim, apesar de não haver certezas, pensa-se que durante o aleitamento materno os anti-corpos poderão passar da mãe para o bebé, pelo que este fica imune à Gripe A até aos 6 meses de idade, que será quando poderá levar a sua própria vacina.

Apesar desta opinião, em que eu confio, decidi questionar outra médica, que eu sabia que não queria ser vacinada.... Para meu espanto a opinião dela foi "a vacina é para levar e o quanto antes" (ela também já levou a vacina)!!

Depois explicou-me que teve acções de formação relativamente a este assunto, já que está na linha da frente no que respeita aos cuidados com os infectados, em que foram analisados todos os componentes da vacina, um a um. Se é verdade que esta vacina não foi testada em grande escala (já que é nova), também é verdade que todos os componentes desta vacina fazem parte de muitas outras vacinas que todos nós apanhámos em crianças e que continuamos a dar aos nossos bebés sem pestanejar! Além do mais o próprio Tamiflu nubca tinha sido testado em gravidas.. pensa-se que não tenha efeitos secundários, mas quem dá certezas?

Com estas opiniões e com o que li sobre o assunto, deixa-me especialmente descansada a vacina ter sido aprovada pelo Center for Diseases Control e pela Agência Europeia do Medicamento, decidi levar a vacina e estou à espera que me contactem do centro de saúde.

Entretanto surgem estas 2 mortes de fetos em que as mães foram vacinadas e levanta-se de novo a confusão... mas eu pergunto, se em média em Portugal morrem 300 fetos por ano na fase final de gestação, que dá 25 fetos mortos por mês, haverá mesmo uma relação entre estas mortes e a vacina?

Já agora, será que a comunicação social nos poderia apresentar o número total de fetos mortos nos últimos dias? Falaram dos 2 em que as mães foram vacinadas... e os outros que morreram e as mães não tinham levado a vacina, não interessam?

Esta decisão de ser vacinada ou não é algo pessoal que tem de ser tomada pelo casal... para já, continuo à espera que me chamem.

6 comentários:

Moura Aveirense disse...

Se fosse eu que estivesse grávida, não quereria tomar a vacina. Nem que ficasse em casa o resto do tempo ou, pelo menos, evitar andar em centros comerciais, etc... Ainda por cima falta tão pouco tempo para o parto... Faz-me, sinceramente, confusão grávidas a tomarem vacinas. Mas, claro, a decisão é de cada um.

Bjs, Moura Aveirense

Graciela disse...

Moura: o problema é que nem ficar em casa é seguro, pois o marido pode facilmente contagiar ou qualquer outra pessoa que nos visitasse.

Marta disse...

A decisão não deixa de ser angustiante, uma vez que há sempre risco, qq q seja a opção...mas quanto ao 'ficar em casa o resto do tpo' ou 'falta pouco tpo para o parto'...tudo isso nada tem a ver com a decisão de proteger o bebé durante os 1ºs 6 meses de vida!

É que efectivamente, mesmo ficando por casa, ninguém vive numa bolha e há sp contactos exteriores, mas mais importante do que isso...não fazemos nada para imunizar o bebé...e depois, se acontece alguma coisa?
Não dá para 'ficar em casa' 6 meses com o bebé, que até vai andar bem exposto nos centros de saúde, a apanhar todas as vacinas do PNV... por isso a decisão nada tem de fácil ou linear ... mas tem de ser feita!


Eu estou como tu, kahina...para já, continuo à espera que me chamem...
(Já a levaste por esta altura não?!?!)
beijinhus e felicidades

Anónimo disse...

Olá, bom dia! Tive acesso a esta menagem através do forum de mãe para mãe e quero dizer-te que não poderia estar mais de acordo! Concordo que é necessário nos protegermos e aos nossos bebés deste virus que é muito mais nocivo vivo do que qq efeito secundário que poderá existir...as instituições mundiais ontem comunicaram que, após deliberarem sobre a hipótese daquelas mortes fetais algo terem a ver com a vacina, não encontraram qualquer relação entre ambas. Infelizmente a morte fetal sempre exisitiu e não havia vacinas da gripe A para aribuir as culpas...E também já me tenho colocado a mim essa ultima questão, afinal de contas porque raio a comunicação social não publica o numero de casos de morte fetal em que as mães não levaram a vacina?! Pois, isso já não interessa ser noticia, já não alarmam nem assustam ninguem e já não vendem jornais, revistas nem audiencias!
Estou revoltada, pois todo este alarido tem perturbado a minha tranquilidade e supostamente uma grávida não precisa de ansiedades...
Eu tb ainda não levei a vacina mas levarei em breve, até porque qq pessoa pode pegar-me, o meu marido, os maus pais, os meus sogros...se eu não levar a vacina a minha filha, que nascerá em fevereiro (mês em que se supõe o pico da infecção pelo H1N1)não terá anticorpos que a defendam e entaão que farei eu?! Vou afastá-la de tudo e de todos?! Não deixar que nos visitem, nem que se aproximem dela?! Isto é um pouco impossivel...penso que as pessoas acham que só acontece aos outros mas qualquer um de nós pode apanhar este virus, mais vale prevenir.

Beijinhos e tudo e bom

Kahina disse...

Eu ainda nao fui chamada... amanha passo no centro de saude!

Entretanto a medica que me acompanha em Sta Maria (mudei para lá as 36 semanas) diz que já nao adianta, porque demora 3 semanas a passar para o bebé e ele vai nascer antes... tenho andado a dar em doida para tomar uma decisão... mas acho que vou mesmo levar... tenho de pensar no pos-parto!

Marta disse...

Já levaste a vacina?
Eu levei ontem...espero passar os anticorppos para a minha princesinha...
estou ansiosa para a conhececer!
beijinhus
Marta