Lilypie First Birthday tickers

2 de novembro de 2009

Como reconhecer os sinais de trabalho de parto?

Nas aulas de Preparação para o Parto (PPP) já nos ensinaram a detectar os vários sinais que indicam que o parto estará para breve.

Assim, resumidamente, deve-se ter atenção a:

• Contracções intensas que não passam

• O bebé desce
Algumas mulheres sentem o bebé a encaixar na pélvis até algumas semanas antes do início do trabalho de parto. Quando o bebé desce, sentirá provavelmente que é mais fácil inspirar profundamente, já que deixa de fazer pressão contra o diafragma, mas poderá sentir uma maior pressão sobre a bexiga e a pélvis.

• Perda do rolhão mucoso
O rolhão mucoso é a pequena quantidade de muco espesso que bloqueia o canal cervical que faz a ligação ao útero. Por vezes, o muco apresenta-se tingido com um pouco de sangue acastanhado, rosado ou vermelho quando sai. Mesmo que o trabalho de parto não tenha ainda começado, demorará normalmente um ou dois dias depois de perder o rolhão mucoso.

• Ruptura da bolsa
Pode sair líquido amniótico em grande quantidade (metade das mulheres de um inquérito do BabyCenter que tiveram ruptura de bolsa espontânea descreveram-na como um jacto), podem sair alguns pingos (19% sentiram apenas uma pequena perda) ou algo intermédio (29%). O trabalho de parto começa normalmente pouco tempo depois.

• Outros sinais de parto podem incluir diarreia ou dores nas costas

Atenção que após a perda do rolhão mucoso deve-se tomar duches muito rápidos, nunca banho de imersão e nem pensar em ir à piscina, porque as águas podem rebentar sem nos apercebermos.

Os sintomas indicativos de trabalho de parto variam de mulher para mulher, por isso preste atenção ao seu corpo à medida que se vai aproximando da data de termo.

Sem comentários: