Lilypie First Birthday tickers

20 de dezembro de 2010

consulta dos 12 meses

Hoje foi dia de consulta com a Sra. Doutora... desta vez fui com o papá e com a avó materna porque a mamã tinha uma reunião muito importante e não podia mesmo faltar :(

Para variar não parei quieto nem um bocadinho no consultório´e não chorei nem estranhei a Dra... ela até achou estranho eu não me importar nada de estar ao colo dela !!

Com os 12 meses estou agora com 10270 gr e 76 cm... e para não variar mantenho o percentil 95 (e mais uns pós) no perimetro cefálico... sou um cabeçudo como diz a pediatra :D

Indicações a partir de agora:

* Leite: de preferencia Vigor do dia, aquele de validade curta (5 dias) pq tem menos conservantes. Mas também se pode dar outra marca qualquer desde que seja Gordo. Continuar a dar de manhã e à noite enquanto eu acordar com fomeca ou até aos 2anos.

* Refeição: começar a comer o 2º prato mas enquanto me habituo continuar a comer sopa com carne / peixe. Depois passar a comer sopa só de legumes e o 2º prato então de carne / peixe.

* Iogurtes: já posso comer qualquer um, natural, de aromas, líquido, de pedaços, o que petecer. Para já a mamã diz que vai experimentar os de aromas e só qualquer dia paso aos de pedaços e líquidos.

* Fruta e legumes: já posso comer tudo. Ter cuidado com os frutos vermelhos mas se não fizer alergia posso comer à vontade.

* carne/peixe: já se comer também de tudo, incluindo carne de vaca e porco

A médica diz que estou óptimo e muito reguila!!!

Ah, já me esquecia, os papás perguntaram se devia lavar os dentinhos (já tenho 8!!!) mas a Dra. diz que não porque podem magoar-me a gengiva sem querer e porque a pasta de dentes (mesmo a de criança) tem componentes um pouco ácidos que podem fazer ferida nas gengivas. Assim, lavar dentinhos com escova e pasta só aos 2 aninhos, or agora limpar só com uma compressa molhada!

Sem comentários: