Lilypie First Birthday tickers

6 de agosto de 2009

22 semanas – já só faltam 126 dias!



O bebé tem agora o aspecto de um recém-nascido em miniatura, com 27,5 cm e cerca de 450 gramas.

Como se se estivesse a concentrar num difícil problema de matemática, o seu inteligente bebé já pode franzir o sobrolho. E inclusive tem sobrancelhas com que o fazer. Estes finos pêlos, tal como o seu cabelo, ainda não contém qualquer pigmento: são totalmente brancos. As suas pálpebras também já estão completamente desenvolvidas, embora fiquem fechadas até às 28 semanas. A pele continuará enrugada até o bebé ganhar peso suficiente para a preencher e a penugem fina (lanugo) que cobre a cabeça e o corpo é agora visível.

O pâncreas, essencial para a produção hormonal, desenvolve-se igualmente a um ritmo constante. Os lábios tornam-se mais nítidos e começam a surgir os primeiros sinais da presença de dentes, sob a forma de rebentos abaixo da linha das gengivas. Só deverá ver o seu primeiro dente quando o bebé tiver 4 a 7 meses de idade, a menos que seja um daqueles casos raros em que nasce já com dentes.

Exercício no útero: Que divertido é mexer os braços e as pernas! Estes movimentos ão a actividade favorita do bebé nestes dias. Agora que os membros alcançaram as proporções definitivas (mas não o seu tamanho definitivo), faz vigorosos exercícios: dá pontapés, flecte os braços e as pernas e aperta as mãos. Falando nas suas mãos, as unhas já cobrem as pontas dos dedos por completo, tal como as suas. E não param de crescer. De facto, talvez tenha que lhas cortar logo que nascer, para que não se arranhe.

Sem comentários: